• ENTRE
Topo

Itália comemora hoje Epifania e Dia da Befana

06/01/2016 14h59

ROMA, 6 JAN (ANSA) - A Itália celebra hoje, dia 6, a festa religiosa da Epifania e a celebração pagã da chegada da bruxa Befana, uma espécie de Papai Noel que deixa doces e presentes para as crianças italianas.   


Segundo a lenda, na madrugada do dia 6, a velha deixa doces para as crianças que foram boas e carvão para as que se comportaram mal no último anos. Ela teria negado abrigo aos Reis Magos e agora tenta reparar o mal feito.   


Segundo dados da Confederação Nacional de Cultivadores Diretos (Coldiretti) da Itália, cerca de 45% das famílias penduram meias em suas casas para que a bruxa possa deixar as lembranças.   


Não se sabe ao certo a origem da tradição tipicamente italiana.   


Acredita-se que a figura da bruxa teria se baseado na deusa greco-romana Diana. Religião - Na festa que lembra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus, o papa Francisco, na tradicional missa da Epifania, disse hoje que "anunciar o evangelho é uma opção entre tantas outras que podemos fazer".   


Isso significa, disse, "ser iluminado por Deus e refletir sua luz em seu serviço. Não existe outro caminho".   


No dia da Epifania é comum que sejam realizadas procissões em todo o país. Uma das festas mais tradicionais acontece em Florença, onde três homens em cavalos percorrem as ruas da cidade para entregar as oferendas ao menino Jesus.   


Brasil - No Brasil, os religiosos acreditam que é a data para desmontar a árvore e retirar os enfeites natalinos da casa.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade