Topo

Presidente da Itália será recebido por Obama em fevereiro

29/01/2016 17h50

WASHINGTON, 29 JAN (ANSA) - O presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, será recebido no próximo dia 8 de fevereiro, em Washington, pelo seu colega norte-americano, Barack Obama.   

O encontro foi confirmado nesta sexta-feira (8) pelo porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest. Na reunião, os dois líderes devem discutir os esforços para combater a atual crise de refugiados e a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI). Mattarella deve visitar os EUA entre os dias 6 e 13 do mês que vem.   

De perfil discreto, o jurista foi eleito chefe de Estado em janeiro de 2015, quando exercia a função de magistrado da Corte Constitucional. Sua chegada ao Palácio do Quirinale foi uma das maiores vitórias políticas do primeiro-ministro e chefe de governo Matteo Renzi, que articulou sua aprovação pelo Congresso.   

Seguindo a tradição parlamentarista da Europa, o presidente da República da Itália cumpre a função de chefe de Estado, enquanto o governo fica a cargo do premier. Embora não tenha os mesmos poderes de Dilma Rousseff no Brasil, por exemplo, Mattarella não é uma espécie de "rainha da Inglaterra".   

Ele é considerado o principal garantidor da Constituição e, mais do que promulgar leis, participa ativamente do jogo político, mediando negociações entre os partidos para o Congresso aprovar projetos benéficos à nação.   

Atualmente, o presidente é o italiano em quem os cidadãos do país mais confiam (61%), superando o próprio Renzi (31%). (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.