Passa de 70 número de mortos em ataque em parque paquistanês

ISLAMABAD, 28 MAR (ANSA) - Subiu para 72 mortos e 320 feridos o balanço de vítimas do atentado suicida cometido na noite de domingo (27) em um parque público da cidade de Lahore, no Paquistão.   

No momento do ataque, o parque de Gulshan-e-Iqbal estava lotado de cristãos que celebravam a Páscoa. "As operações de resgate e auxílio aos feridos ainda estão em desenvolvimento", disse uma fonte do governo da província de Punjab à emissora Express News.   

Entre as vítimas, há dezenas de crianças que estavam brincando no local. As autoridades do Paquistão decretaram três dias de luto devido ao atentado em Lahore, cidade natal do primeiro-ministro Nawaz Sharif. O movimento Jamaat-ul-Ahrar, ligado ao grupo islâmico Talibã, assumiu a autoria do ataque e 15 pessoas já foram presas pela polícia sob suspeita de ligação com o crime. Entre eles, há três irmãos do homem-bomba, que foi identificado como Yousuf, de 28 anos, filho de Ghulam Farid, um morador da cidade de Muzaffargarh.   

Em nome do papa Francisco, o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, lamentou o atentando. "O terrível ataque contra dezenas de inocentes no parque de Lahore gera uma sombra de tristeza e angústia na festa de Páscoa. Mais uma vez, o ódio homicida recai sobre pessoas indefesas", disse. "Junto com o Papa, rezamos pelas vítimas e estamos ao lado dos feridos, das famílias atingidas e de sua imensa dor, das minorias cristãs atingidas por uma violência fanática e de todo o povo paquistanês", ressaltou Lombardi. O homem-bomba detonou os explosivos - que continham projéteis de metal para intensificar o efeito dos dispositivos-- na noite de domingo, perto da entrada do parque. De acordo com um dos líderes da ONG Life For All Pakistan, Xavier P. William, ao menos 51 mortos e 157 feridos são cristãos. Testemunhas e sobreviventes relataram terem visto corpos desmembrados pelo parque. O governo do Paquistão deslocou homens do Exército para auxiliarem nas operações de socorro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos