Topo

Comissão Antimáfia divulga restrições a candidatos italianos

31/05/2016 13h34

ROMA, 31 MAI (ANSA) - A Comissão Parlamentar Antimáfia da Itália divulgou nesta terça-feira, dia 31, o nome de 14 candidatos considerados "inapresentáveis" para as eleições regionais e municipais, que serão realizadas no próximo dia 5. Isso não significa que eles não poderão concorrer no pleito, mas lança um alerta sobre sua candidatura.   

Para a presidente da Comissão Antimáfia do país, Rosy Bindi, "apesar de alguns dados serem preocupantes, o panorama é encorajador".   

Algumas candidaturas foram condenadas graças à chamada Lei Severino, que prevê inelegibilidade aos condenados por uma série de crimes. A Comissão Parlamentar Antimáfia da Itália colocou sob observação as eleições municipais em 10 cidades que tiveram seus governos dissolvidos por escândalos envolvendo grupos mafiosos, incluindo a capital Roma. Esses municípios, assim como outros mais de 1,3 mil, irão às urnas no próximo dia 5 de junho, e existe o temor de que a máfia possa tentar influenciar o resultado dos pleitos. Segundo a comissão, é impossível fazer o acompanhamento em todas as cidades - que reúnem mais de 150 mil candidatos -, já que os recursos e instrumentos à disposição são limitados.   

Roma - Na capital italiana, um candidato foi vetado. O caso de Roma é o mais emblemático de todos. No ano passado, o escândalo "Mafia Capitale" ("Máfia Capital") provocou um terremoto na administração do prefeito de centro-esquerda Ignazio Marino. A investigação desbaratou um grande esquema de associação mafiosa dentro da Prefeitura, derrubando alguns membros de seu gabinete. Apesar de não estar envolvido no episódio, Marino foi questionado por ter nomeado assessores mais tarde acusados de corrupção. O caso acabou o enfraquecendo e levando à sua queda, em novembro de 2015. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.