Topo

Desaprovação de governo Macri sobe quase 20% em seis meses

28/06/2016 09h38

BUENOS AIRES, 28 JUN (ANSA) - O governo do presidente da Argentina, Mauricio Macri, desagrada a cerca de 43% da população local, revelou uma pesquisa divulgada nesta semana. Isso representa um aumento no índice de desaprovação de 18% desde que ele assumiu o Poder, há pouco mais de seis meses. Segundo pesquisa de opinião realizada a pedido do jornal "La Nacion", somente 19% dos argentinos considera boa a situação do país, sendo que para 39% o atual panorama é regular.   

Em dezembro de 2010, seu discurso de otimismo e de que corrigiria todos os erros cometidos pelos anos de kirchnerismo no Poder pareciam ter contagiado a população.   

Meses mais tarde, o país ainda sofre com os efeitos da crise financeira, somando-se um aumento nos índices de inflação, assim como dos impostos - batizados "tarifaços" -- e uma onda de desemprego, no entanto.   

Desta forma, neste mesmo período, sua aprovação caiu cerca de 15 pontos, ainda que permaneça alta, 56%. Os argentinos não parecem perder o otimismo, no entanto, e seis em cada dez pessoas acreditam que a situação do país estará melhor no período de um ano.   

O diretor da Poliarquia, consultoria responsável pela pesquisa, Alejandro Catterberg, explica que "a sociedade avalia de forma crítica e com grande preocupação a atual conjuntura, mas, ao mesmo tempo, mantém expectativas elevadas em relação ao futuro".   

A sondagem foi realizada entre os dias 2 e 15 de junho por telefone com mais de mil pessoas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.