Topo

Sem Itália, líderes europeus marcam reunião em Berlim

23/09/2016 13h13

BRUXELAS, 23 SET (ANSA) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, se reunirão no próximo dia 28, em Berlim , com lideranças do setor industrial da Europa.   

O encontro, no entanto, não contará com a presença do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que vem assumindo um papel de liderança no bloco desde o referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia.   

Segundo a porta-voz de Juncker, Mina Andreeva, a reunião é "um evento anual que o presidente Juncker está participando pela terceira vez desde que está no cargo". De acordo com Andreeva, as conversas "serão dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento da agenda digital".   

Porém, a ausência de Renzi ocorre, justamente, a uma semana das pesadas críticas do premier italiano contra os líderes europeus na questão da crise migratória. Na última sexta-feira (16), após uma reunião do bloco, Renzi criticou a postura da Europa de não agir em relação aos imigrantes que vem do norte da África e reiterou as reclamações em seu discurso nas Nações Unidas.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.