Itália abre centro de solidariedade a afetados por terremoto

MONTEGALLO, 25 SET (ANSA) - Foi inaugurado neste domingo (25) um centro de solidariedade em Montegallo, na província de Ascoli Piceno, para os atingidos pelo terremoto do dia 24 de agosto. A "cidadela de Emilia-Romanha" conta com uma escola, uma estrutura para sede do governo, um pronto-socorro com farmácia, a sede do Corpo Florestal e uma igreja.   

A estrutura foi construída em apenas 17 dias graças ao empenho de técnicos e funcionários da Defesa Civil regional e de centenas de voluntários que vieram de várias regiões italianas.   

As empresas locais também ajudaram doando estruturas pré-fabricadas para acelerar os trabalhos.   

"Assim que soubemos da notícia do terremoto no centro da Itália, os ponteiros do relógio para nós voltaram para 2012. Rapidamente assumimos o empenho para restituir a solidariedade que recebemos há quatro anos e, isso que foi inaugurado hoje, é uma verdadeira cidadela de solidariedade fruto do empenho comum de instituições, voluntariado e o mundo empresarial", afirmou a assessora da Defesa Civil, Paola Gazzola, lembrando de outro tremor que atingiu sua cidade em 2012.   

Quem também participou da cerimônia foi o comissário extraordinário para a reconstrução, Vasco Errani, que garantiu que todos os atingidos pelo terremoto serão ressarcidos em "100%".   

"A cratera sísmica tem uma dimensão científica. Não aceitaremos ataques à diligência. Quem tem direito não terá um euro a menos, mas também não terá um euro a mais. E isso atinge tanto empresas, bens culturais e igrejas. Os danos do terremoto serão ressarcidos em 100% em qualquer lugar que tenha sido atingido", destacou o comissário.   

Segundo cálculos do governo italiano, os danos estimados causados pelo terremoto do dia 24 de agosto chegam a 4 bilhões de euros. O tremor daquele dia, e as réplicas que seguem até hoje, causaram a morte de 298 pessoas nas cidades de Amatrice e Accumoli, na província de Rieti, e em Arquata del Tronto, na província de Ascoli Piceno. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos