Evacuação de Calais já removeu 2,3 mil pessoas

PARIS, 24 OUT (ANSA) - No primeiro dia de evacuação de um dos maiores campos de imigrantes da Europa, a "selva" de Calais, no norte da França, mais de 2,3 mil pessoas já foram transferidas para centros de acolhimento espalhados pelos quatro cantos do país.   

O número foi divulgado na noite desta segunda-feira (24) pelo ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve. "Hoje demonstramos que a França é um país que sabe lidar com situações particularmente difíceis", disse o presidente François Hollande, que espera recuperar um pouco de sua popularidade com a operação.   

Ao todo, 6 mil imigrantes viviam no acampamento, que se formara espontaneamente por indivíduos que viajavam a Calais para cruzar o Canal da Mancha rumo ao Reino Unido. A cidade entrou na rota migratória por abrigar o Eurotúnel, via ferroviária e rodoviária que conecta o continente à Grã-Bretanha.   

Por conta disso, milhares de pessoas começaram a povoar um bosque nos arredores do município, que ganhou o apelido de "selva" dos refugiados. "Os imigrantes serão acolhidos por um período limitado, antes de serem direcionados a outras soluções", acrescentou Hollande.   

O desmantelamento do campo iniciou em clima tranquilo, com os imigrantes seguindo as orientações das forças de segurança.   

Contudo, essa primeira etapa envolveu apenas pessoas que já estavam dispostas a deixar o acampamento. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos