Topo

Hillary pede que FBI esclareça rapidamente nova investigação

29/10/2016 12h46

WASHINGTON, 29 OUT (ANSA) - A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, cobrou publicamente que o FBI explique rapidamente o que levou à abertura de um nova investigação sobre o uso de e-mails privados enquanto Hillary era secretária de Estado.   

"O povo norte-americano merece os fatos completos, imediatamente. É imperativo que o FBI se explique", disse a democrata em uma coletiva de imprensa em Iowa. A candidata ainda afirmou que "tem certeza que os novos e-mails não mudarão as conclusões já obtidas pelo FBI" em julho deste ano, quando a agência federal tinha fechado a investigação sobre o "emailgate" excluindo a possibilidade de incriminar Hillary.   

Em uma carta enviada ao Congresso nesta sexta-feira (28), o diretor do FBI, James Comey, informou que novos e-mails da ex-secretária de Estado tinham sido encontrados em análises de outra investigação, que envolve o marido da assessora da democrata, o ex-deputado Anthony Weiner. O político é investigado por trocar fotos eróticas com uma adolescente de 15 anos.   

Hillary ainda afirmou aos jornalistas que nem ela, nem seus advogados ou assessores haviam sido informados pela agência de uma nova investigação e que soube de tudo "pela imprensa". "Nós estamos a 11 dias do que pode ser a mais importante eleição presidencial das nossas vidas", disse a democrata ao solicitar "pressa" do FBI.   

No documento enviado por Comey, ele reconheceu que os novos documentos "parecem pertinentes", mas afirmou que eles ainda precisam passar por análise. A abertura da investigação pode ser um duro golpe na campanha presidencial de Hillary, já que os norte-americanos irão às urnas no dia 8 de novembro. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.