Topo

UE quer negociar acordo de livre-comércio com Reino Unido

31/03/2017 09h02

ROMA, 31 MAR (ANSA) - A União Europeia (UE) quer negociar um acordo de livre-comércio com o Reino Unido antes que sejam discutidos os termos finais do "Brexit", apontou um documento apresentado nesta sexta-feira (31) em Bruxelas. "O Reino Unido não pode escolher somente as melhores partes para as relações futuras com a UE. Os formatos da relação futura serão discutidos nesses dois anos de negociações", explica o documento do bloco que traça as linhas para o início do processo de "divórcio". "O nosso dever é minimizar as incertezas e as perturbações aos cidadãos, os investidores e os outros países-membros da UE.   

Devemos impedir o vácuo legal para as empresas europeias e fazer com que o Reino Unido honre todas as suas contas e compromissos assumidos com o bloco", disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Segundo o documento apresentado em Bruxelas, ficará proibida qualquer negociação bilateral entre o Reino Unido e um membro da UE. "Não há dúvidas de que os 27 países permanecerão unidos durante as negociações", comentou Tusk. "Quando encontrarmos soluções e tivermos feito progressos suficientes nas quatro áreas prioritárias para a UE, poderemos definir as novas relações entre o Reino Unido e o bloco", explicou.   

As autoridades britânicas, por sua vez, receberam positivamente as intenções da União Europeia para a negociação do Brexit, cujo processo foi iniciado oficialmente há dois dias, quando a primeira-ministra Theresa May ativou o artigo 50 do Tratado de Lisboa e notificou o bloco da saída do país. "Essas são as linhas gerais da UE e nós esperamos iniciar as negociações, uma vez que serão adotadas pelos 27 Estados-membros", comentou um porta-voz de Downing Street. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.