Itália é país que mais oferece cidadania da Europa,diz Istat
BRUXELAS, 21 ABR (ANSA) - A Itália é o país da União Europeia que mais concedeu cidadania para estrangeiros nos últimos anos.
Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística da nação (Istat), uma a cada cinco pessoas na Europa que conseguiu cidadania europeia em 2015 a obteve na Itália.
De acordo com a pesquisa, os "novos italianos" são em maioria albaneses (19,7%), marroquinos (18,2%) e romenos (8,1%), nacionalidade que faz parte da União Europeia, mas que não pertence ao Espaço de Schengen, tratado de livre circulação da Europa. A Itália concedeu 178.035 cidadanias das mais de 890 mil dadas desde 2014 e das 980 mil de 2013 por todo o bloco. Já o segundo país que mais criou "europeus" curiosamente foi o Reino Unido, com 118 mil concessões e que neste ano deu entrada oficialmente ao processo de saída da União Europeia. Logo após dele vem a Espanha, com 114.351 novos pedidos de cidadania autorizados; a França, com 113.608 concessões; e a Alemanha, com 110.128 "novos alemães". Já em relação ao número de cidadanias por habitante, o país que mais naturalizou pessoas foi Luxemburgo, seguido por Suécia, Chipre e, em quarto lugar, Itália e Irlanda. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estatística da nação (Istat), uma a cada cinco pessoas na Europa que conseguiu cidadania europeia em 2015 a obteve na Itália.
De acordo com a pesquisa, os "novos italianos" são em maioria albaneses (19,7%), marroquinos (18,2%) e romenos (8,1%), nacionalidade que faz parte da União Europeia, mas que não pertence ao Espaço de Schengen, tratado de livre circulação da Europa. A Itália concedeu 178.035 cidadanias das mais de 890 mil dadas desde 2014 e das 980 mil de 2013 por todo o bloco. Já o segundo país que mais criou "europeus" curiosamente foi o Reino Unido, com 118 mil concessões e que neste ano deu entrada oficialmente ao processo de saída da União Europeia. Logo após dele vem a Espanha, com 114.351 novos pedidos de cidadania autorizados; a França, com 113.608 concessões; e a Alemanha, com 110.128 "novos alemães". Já em relação ao número de cidadanias por habitante, o país que mais naturalizou pessoas foi Luxemburgo, seguido por Suécia, Chipre e, em quarto lugar, Itália e Irlanda. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.