SpaceX realiza lançamento com foguete reutilizado pela 2ª vez

SÃO PAULO, 23 JUN (ANSA) - A empresa SpaceX de Elon Musk conseguiu pela segunda vez realizar a façanha histórica de lançar para o espaço um foguete já usado anteriormente. Nesta tarde, foi lançado do Kennedy Space Center, na Flórida, o foguete Falcon 9.   

A missão do lançamento era colocar em órbita o satélite búlgaro BulgariaSat-1, o que aconteceu com sucesso. O mesmo foguete já havia sido utilizado em janeiro deste ano para "transportar" 10 satélites de comunicação da companhia Iridium para fora da atmosfera terrestre. Na época, o Falcon 9 precisou de todos os recursos de emergência da plataforma marítima Of Course I Still Love You para conseguir pousar em segurança, o que felizmente aconteceu sem problemas. Desta vez, no entanto, o próprio Musk havia dito que o foguete poderia não voltar inteiro, já que ele iria enfrentar a maior força de reentrada na atmosfera até o momento para um módulo do tipo. Após oito minutos do lançamento, contudo, o Falcon aterrissou na embarcação não tripulada no Oceano Atlântico com sucesso e tranquilizou a companhia norte-americana. A empresa aliás contará com outro lançamento importante neste domingo (25) na Vandenberg Air Force Base, na Califórnia: o do novo conjunto de satélites da Iridium.   

A primeira vez que a SpaceX reutilizou um foguete Falcon 9 foi no dia 30 de março deste ano no lançamento do satélite de comunicação SES-10. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos