PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Partido governista anuncia vitória em eleições de Angola

24/08/2017 10h46

JOANESBURGO, 24 AGO (ANSA) - O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa o país desde 1975, anunciou vitória nas eleições gerais realizadas nesta quarta-feira (23), apesar da apuração ainda estar em curso.   

Os líderes da sigla governista afirmam ter a "maioria qualificada" dos votos, mas o maior partido de oposição, União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), contesta a informação e pede que o Conselho Nacional Eleitoral de Angola divulgue "os resultados provisórios reais".   

De acordo com a entidade, os resultados parciais serão anunciados às 17h (13h no horário de Brasília).   

"A vitória do MPLA é inequívoca e praticamente incontornável.   

Ela está se consolidando em termos numéricos e acreditamos que nas próximas horas já podemos começar a anunciar os números esperados pelos cidadãos", disse o chefe do grupo político da sigla para as eleições, João Martins.   

As eleições em Angola são apuradas em duas fases, sendo a primeira em nível provincial, com os dados dos delegados de cada região, e uma contagem final em Luanda. Por isso, os membros do MPLA afirmam ter a maioria dos votos.   

Caso se confirme a informação, o líder da sigla de centro-esquerda, João Lourenço, será o novo presidente do país. Após 38 anos, essa será a primeira vez que o país terá um mandatário diferente de José Eduardo dos Santos.   

O pleito, que foi acompanhado por mais de mil observadores internacionais, ainda permitiu aos cerca de 9,3 milhões de eleitores eleger os novos 220 representantes do Parlamento. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional