PUBLICIDADE
Topo

Internacional

BCE eleva confiança de que inflação atingirá meta

28/12/2017 10h15

ROMA, 28 DEZ (ANSA) - O Banco Central Europeu (BCE) afirmou que os dados de seu boletim divulgado nesta quinta-feira (28) indicam que a expansão econômica na zona do euro está "em um ritmo forte" e que ocorre uma "melhora significativa na perspectiva para o crescimento".   

De acordo com o relatório, a significativa redução da ociosidade na economia "dão maior confiança de que a inflação convergirá rumo à meta" da instituição, de quase 2%.   

Além disso, o documento afirma que as pressões domésticas sobre os preços seguem contidas e também traz as projeções econômicas informadas na última reunião do ano, que ocorreu no último dia 14 de dezembro. Na ocasião, o BCE anunciou a manutenção das taxas de juros básicos no mínimo histórico. Com isso, o índice principal de juros ficou em 0%, a taxa de depósitos marginais ficou em -0,40% e a taxa sobre empréstimos marginais ficou em 0,25%.   

No entanto, a entidade revisou para cima o crescimento econômico para a zona do euro para 2017, 2018 e 2019. Agora, o BCE estima que a alta será de 2,4% (contra 2,2%) neste ano, de 2,3% (contra 1,8%) no ano que vem e de 1,9% (contra 1,7%) para 2019.   

Desta forma, as condições financeiras da zona do euro "continuam a ser muito favorável", ressalta o boletim. As valorizações dos bônus e das ações seguem apoiadas pela perspectiva de crescimento robusta, já que no mercado cambial, o euro tem se mantido "em geral estável nos últimos meses". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional