Itália armazena arquivos em montanha 'à prova de desastres'

ROMA, 26 FEV (ANSA) - Documentos de valor inestimável do patrimônio cultural italiano e para a Biblioteca Apostólica Vaticana foram depositados no "Arctic World Archive", em Svalbard, arquipélago norueguês situado no Círculo Polar Ártico.   

Dentre os arquivos armazenados está um manuscrito da "Divina Comédia", de Dante Alighieri. O depósito é fruto de uma colaboração com a Piql, corporação mundial especializada em conservação e preservação de dados.   

A empresa foi criada em 2002 e desenvolveu uma tecnologia que permite preservar informações de maneira absolutamente segura, ao envolvê-las com uma película que dura até 500 anos. "Estamos honrados com a confiança atribuída a nós pela proteção de verdadeiros tesouros do patrimônio da Itália e da Biblioteca Apostólica Vaticana", comentou o CEO da Piql, Rune Bjerkestrand.   

Dentre os arquivos italianos mantidos no local está também uma parte da coleção da soprano Renata Tebaldi, além de uma versão digitalizada de "O Grito", de Edvard Munch. Os documentos encontram-se a 300 metros abaixo de uma montanha "à prova de desastres nucleares". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

UOL Newsletter

Receba por e-mail as principais notícias sem pagar nada.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos