Topo

Tiroteio deixa 4 mortos em Liègi, na Bélgica

29/05/2018 07h51

ROMA, 29 MAI (ANSA) - A cidade de Liègi, na Bélgica, foi palco de um tiroteio na manhã desta terça-feira (29) que deixou, ao todo, quatro mortos e dois feridos. As autoridades investigam se o ataque se trata de terrorismo.   

O tiroteio ocorreu por volta das 10h30 locais, no centro da cidade, próximo de uma cafeteria. Um pedestre morreu na ação, assim como dois agentes de polícia. O autor dos disparos, identificado como Benjamin Herman, também foi assassinado pelas autoridades. A polícia belga ainda não sabe como o tiroteio ocorreu e toda sua dinâmica. Há a possibilidade de que o homem tenha começado a disparar quando fora parado por agentes para verificação de documentos. Ele teria assassinado os dois policiais que o abordaram e seguido para uma escola na região, o colégio Waha, quando usou uma mulher, funcionária do serviço de limpeza da instituição, como refém na entrada do prédio. Dois outros policiais ficaram feridos no ataque, mas conseguiram atingir o atirador.   

"Ainda não sabemos se o que ocorreu em Liègi é um atentado terrorista ou não. De qualquer forma, estamos ao lado da Bélgica e das famílias das vítimas", lamentou o presidente do Parlamento Europeu, o italiano Antonio Tajani, em Estrasburgo. "Mais uma vez, na Bélgica e na Europa, mortes são causadas por uma violência incompreensível", disse.   

De acordo com os jornais "Libre Belgique" e "La Dernière Heure", o teria gritado "Allah Akbar" ("Deus é grande"), frase usada por terroristas extremistas islâmicos. Já a RTBF, por sua vez, disse que Benjamin Herman é um ex-presidiário, solto há pouco tempo. Ele teria cumprido pena por crimes comuns e era conhecido entre seus colegas na prisão por adotar comportamento marginal. No entanto, as autoridades devem investigar se ele se radicalizou nos centros de detenção.   

(ANSA) vvvv
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.