Topo

Lula critica Trump e Pence por 'bronca' no Brasil

16.jun.2018 - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, se encontrou com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, em Brasília - José Cruz/Agência Brasil
16.jun.2018 - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, se encontrou com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, em Brasília Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Em São Paulo

03/07/2018 13h41

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, usou seu perfil no Twitter para criticar Donald Trump e seu vice, Mike Pence, que, em recente visita ao Brasil, cobrou mais "firmeza" em relação à crise na Venezuela.   

Além disso, Pence disse que o Brasil precisa fazer mais para controlar a imigração ilegal de seus cidadãos para os Estados Unidos. "Durante nossos governos, em hipótese alguma haveria espaço para a grosseria desse vice norte-americano", disse Lula.   

"Não custa lembrar que o pito desse sub enviado por Trump incluiu até mesmo ditar regras para a diplomacia brasileira a respeito de nossa vizinha Venezuela, frente aos semblantes acovardados dos que ocuparam seus postos após o Golpe do Impeachment", acrescentou.   

O ex-presidente ainda criticou a separação de famílias de imigrantes ilegais promovida pelo governo Trump. "A força daquela foto montada para a capa da revista norte-americana ['Time'], com um gigantesco Trump que olha de cima a criança migrante chorando, nos traz novos desafios e novas tarefas", afirmou.