PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Premier espanhol inicia visita à América Latina

27/08/2018 15h36

MADRI, 27 AGO (ANSA) - O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, começa nesta segunda-feira (27), no Chile, sua primeira visita à América Latina desde que assumiu o cargo. O socialista ainda se reunirá com líderes de Bolívia, Colômbia e Costa Rica.   

Esta será a primeira visita oficial de Sánchez a países de fora da Europa e tem como objetivo discutir as relações bilaterais entre os países, as relações latino-americanas com a União Europeia (UE) e as situações da Venezuela e da Nicarágua. Também entrarão na pauta os preparativos para a próxima cúpula ibero-americana, que será realizada em 15 e 16 de novembro em Antigua, na Guatemala.   

"Com a viagem, Sánchez pretende dar um passo adiante na relação com a América Latina, reforçando o diálogo e promovendo uma relação única, equilibrada e justa, baseada na compreensão mútua dos objetivos de cada país", informou um comunicado da sede do governo espanhol.   

Durante a viagem à Bolívia, o primeiro-ministro discutirá com o presidente boliviano, Evo Morales, um acordo que permita a participação de empresas espanholas na construção do chamado "trem bioceânico", um projeto ferroviário que deve ligar os portos de Ilo, no Peru, e de Santos, no Brasil, passando pela Bolívia. Na Colômbia, o encontro deve ter como tema o apoio espanhol ao processo de paz no país. Sanchez também será recebido pelo presidente da Corte Interamericana dos Direitos Humanos, o juiz mexicano Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot durante sua visita à Costa Rica.   

O líder espanhol não visitará a Argentina porque já tem encontro marcado com o presidente do país, Mauricio Macri, para novembro.   

As iminentes trocas de governo fizeram o mandatário europeu deixar para o próximo ano as reuniões com os presidentes brasileiro e mexicano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Internacional