PUBLICIDADE
Topo

Casa Fiat recebe palestra sobre emigração italiana em MG

23/10/2018 13h37

SÃO PAULO, 23 OUT (ANSA) - Em meio à 18ª edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, a Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, receberá nesta quinta-feira (25) uma palestra do historiador Emilio Franzina, um dos maiores estudiosos sobre a emigração italiana.   


O evento se chama "Imigrantes Italianos: empreendedorismo empresarial, social e cultural no Brasil" e tem como objetivo mostrar ao público a trajetória dos italianos que vieram ao país a partir do século 19.   


Ao lado de Franzina estará o professor e apresentador Domingos Giroletti, que falará sobre o empreendedorismo dos italianos em Minas Gerais.   


"Enquanto em São Paulo a concentração de italianos se deu no setor cafeicultor e, posteriormente, na indústria, em Minas Gerais, onde a economia se baseava no trabalho escravo, houve uma dificuldade de transição para um mercado assalariado", disse Giroletti.   


Por sua vez, Franzina afirmou que os italianos "trouxeram novos conhecimentos, técnicas e tecnologias" ao Brasil, contribuindo com os processos de "desenvolvimento e urbanização" do país. A palestra começará às 19h30 (horário de Brasília), com entrada gratuita, mas lotação máxima de 200 pessoas.   


A Semana da Língua Italiana nasceu em 2001, para promover o idioma e a cultura do país europeu no mundo. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.