Topo

UE e Itália dizem ver progresso em negociação sobre orçamento

2018-11-30T18:00:00

30/11/2018 18h00

ROMA E BUENOS AIRES, 30 NOV (ANSA) - O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta sexta-feira (30) que os representantes da UE estão progredindo nas negociações com o governo italiano sobre a Lei Orçamentária do país.   

A declaração foi dada às margens da cúpula do G20, em Buenos Aires, onde Juncker se reunirá com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, até sábado(1).   

"Não devemos dramatizar a questão da violação da Itália. Estamos fazendo progresso. Conheci o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, em Bruxelas, e vou encontrá-lo aqui novamente", disse.   

Segundo o presidente da Comissão, a UE não está em guerra com a Itália. "A atmosfera é boa. Estamos com a Itália se a Itália estiver conosco".   

O premier italiano, por sua vez, também disse estar "otimista" sobre a possibilidade de seu governo evitar um processo por infração em decorrência da manobra da Lei orçamentária para 2019. Nos últimos dias, pressionado pela União Europeia, o governo italiano indicou um possível recuo em sua proposta de lei, que foi rechaçada por Bruxelas e criticada por quase todos os Estados-membros do bloco. Atualmente, a proposta prevê um déficit estrutural de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB), número muito acima do exigido pela UE. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Mais Internacional