Sobe a 281 número de mortos em tsunami na Indonésia
TANJUNG LESUNG, 24 DEZ (ANSA) - A Indonésia informou nesta segunda-feira (24) que subiu para 281 o número de mortos no tsunami causado pelas atividades do vulcão Anak Krakatoa. Os feridos são 1.016 e ainda há cerca de 57 desaparecidos.
De acordo com as equipes de resgate, foram destruídas mais de 600 casas e nove hotéis. Ao todo, há 12 mil pessoas desabrigadas.
Como o vulcão continua dando sinais de erupção, as autoridades temem que novas ondas gigantes apareçam.
O problema é que a Indonésia não conta com um sistema de alarme para tsunamis provocados por vulcão, somente para os de terremoto, o que dificulta a prevenção de tragédias como a ocorrida na noite de sábado (22). O porta-voz para a agência de gestão de desastres na Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse também que o alarme de terremoto instalado em algumas das áreas afetadas pelo tsunami "não funciona desde 2012", por falta de recursos, problemas técnicos e vandalismos. A situação expõe os riscos da Indonésia, um dos países localizados no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das regiões do planeta Terra onde há grande incidência de terremotos, vulcões e tsunamis. (ANSA)Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.
De acordo com as equipes de resgate, foram destruídas mais de 600 casas e nove hotéis. Ao todo, há 12 mil pessoas desabrigadas.
Como o vulcão continua dando sinais de erupção, as autoridades temem que novas ondas gigantes apareçam.
O problema é que a Indonésia não conta com um sistema de alarme para tsunamis provocados por vulcão, somente para os de terremoto, o que dificulta a prevenção de tragédias como a ocorrida na noite de sábado (22). O porta-voz para a agência de gestão de desastres na Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho, disse também que o alarme de terremoto instalado em algumas das áreas afetadas pelo tsunami "não funciona desde 2012", por falta de recursos, problemas técnicos e vandalismos. A situação expõe os riscos da Indonésia, um dos países localizados no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das regiões do planeta Terra onde há grande incidência de terremotos, vulcões e tsunamis. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.