Topo

China prende australiano por 'risco à segurança nacional'

24/01/2019 17h40

PEQUIM, 24 JAN (ANSA) - As autoridades chinesas decidiram manter Yang Hengjun, escritor, blogueiro e ex-diplomata que também tem cidadania australiana, em uma espécie de prisão domiciliar, sob acusação de "risco à segurança nacional".   

O comunicado foi feito nesta quinta-feira (24) pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, afirmando que Pequim já informou a Austrália que Yang está sob medida coercitiva. Segundo ela, os direitos e interesses do escritor serão tutelados no respeito das leis.   

Já a ministra australiana das Relações Exteriores, Marise Payne, pediu que Hengjun seja tratado com justiça, além de enfatizar que uma possível retaliação pela detenção de Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei, no Canadá, não é "elemento para considerar uma prisão".   

Hengjun é acusado de envolvimento em "atividades criminosas" que teriam colocado em risco a "segurança nacional". O escritor já publicou textos críticos sobre o Partido Comunista da China e é autor de romances de espionagem. Pequim não detalhou as acusações contra ele. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.