Topo

Número de mortos em oleoduto no México sobe para 119

30/01/2019 08h10

CIDADE DO MÉXICO, 30 JAN (ANSA) - Subiu para 119 o número de mortos na explosão de um oleoduto no município de Tlahuelilpan, no estado de Hidalgo, no último dia 18 de janeiro, informaram as autoridades do México.   

O novo balanço foi divulgado pelo ministro da Saúde, Jorge Alcocer, durante entrevista coletiva nesta terça-feira (29).   

Segundo ele, pelo menos 60% do número de feridos foram à óbito.   

Ao todo, ainda há 29 pessoas internadas, três delas em um hospital de Galveston, no Texas. Alcocer ainda explicou que as vítimas "mais grave" já morreram e os demais têm "uma previsão melhor". No entanto, ele ressalta que a metade ainda precisa passar por um tratamento intensivo para garantir uma "situação mais estável". A explosão aconteceu a 120 quilômetros da Cidade do México, após um grupo perfurar o oleoduto para roubar combustível. Hoje (30), as autoridades mexicanas anunciaram a descoberta de um túnel sob um prédio industrial na Cidade do México em que ladrões de combustíveis usavam para roubar diesel e gasolina de oleodutos.   

O sistema ilegal é arriscado e muitas vezes provoca vazamentos de combustíveis, o que gera incêndios e explosões como a de Tlahuelilpan. O túnel é reforçado por uma estrutura de madeira para evitar colapso e dá acesso a quatro oleodutos da cidade. Anualmente, o México descobre milhares de conexões ilegais a oleodutos, mas raramente são túneis e dificilmente são localizados em áreas muito povoadas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.