Topo

Astrônomos revelam data da fundação de Turim, na Itália

31/01/2019 18h13

TURIM, 31 JAN (ANSA) - Em 30 de janeiro do ano 9 a.C., nascia Iulia Augusta Taurinorum, a atual cidade italiana de Turim, revelou uma pesquisa publicada no Jornal de Astronomia e disponível online no site ArXiv.   

O estudo foi conduzido pela astrônoma Mariateresa Crosta, do Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf), de Turim, e pelo arqueólogo Sandro Caranzano, diretor do Centro de Estudos Herakles, também da capital do Piemonte.   

Para definir a data, os pesquisadores partiram de uma medida obtida com GPS. "Um GPS de precisão mediu como foi orientada a Via Garibaldi, que corresponde ao antigo decúmano de Turim, em relação a leste", apontou Crosta à ANSA. A medida obtida corresponde ao ângulo do nascer do Sol no momento em que foi traçada a linha para construir o decúmano de Turim.   

Segundo o rito romano e etrusco, o decúmano era traçado em linha com o ponto onde surgia o Sol. Uma vez obtida a medida, os pesquisadores calcularam a data em que o sol nasceu naquele exato ponto. Para fazê-lo, eles usaram um programa numérico que levou em consideração muitas variáveis, como o fato de que o movimento aparente do Sol em relação à Terra não é perfeitamente uniforme, mas sujeito a oscilações provocadas pela irregularidade das rotações terrestres.   

Essa espécie de viagem no tempo feita a bordo de algoritmos resultou em duas datas possíveis: 11 de novembro e 30 de janeiro. Analisando restos arqueológicos e documentos históricos, os pesquisadores concluíram que o dia mais provável é 30 de janeiro, já que coincide com a Festa da Paz, instituída após a conclusão das guerras alpinas. Desvendado o dia, o mesmo programa permitiu que fosse descoberto também o ano de fundação da cidade. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.