Topo

Trump amplia prazo de trégua comercial com China

25/02/2019 09h32

WASHINGTON, 25 FEV (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estendeu neste domingo (24) o prazo para evitar uma nova escalada tarifária com a China, fixado em 1º de março.   

Os dois países assinaram uma trégua na guerra comercial no último dia 1º de dezembro e negociam um acordo para impedir que o governo americano aumente de 10% para 25% as sobretaxas alfandegárias contra US$ 200 bilhões em importações chinesas.   

"Tenho o prazer de relatar que os EUA fizeram progresso substancial em nossas negociações comerciais com a China sobre questões estruturais importantes, incluindo proteção de propriedade intelectual, transferência de tecnologia, agricultura, serviços, câmbio e muitos outros assuntos", disse Trump no Twitter.   

"Em função dessas conversas muito produtivas, vou adiar o aumento das tarifas dos EUA, hoje marcado para 1º de março", acrescentou o presidente, sem, no entanto, revelar a nova data.   

Trump deve receber o presidente da China, Xi Jinping, na Flórida para concluir o acordo.   

As duas maiores economias do mundo travam uma guerra comercial desde o ano passado, em função da decisão de Trump de sobretaxar produtos chineses, acusando o país asiático de roubar tecnologia e violar a propriedade intelectual de empresas americanas.   

O déficit comercial dos EUA com a China é superior a US$ 300 bilhões por ano. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.