Topo

Esse conteúdo é antigo

Região da Itália impõe uso de máscara para sair de casa durante pandemia

iStock
Imagem: iStock

02/04/2020 12h53

O governador da região de Trentino-Alto Ádige, Arno Kompatscher, anunciou nessa quinta-feira (02) que publicará um decreto em que todos os cidadãos serão obrigados a cobrir o nariz e a boca ao saírem de casa durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A medida vale para qualquer saída da residência, seja para falar ou se encontrar com parentes ou ir fazer compras. "Máscaras e lenços para pescoço não excluem 100% a infecção, mas reduzem notavelmente o risco de contágio. Trata-se de um dever cívico", explicou Kompatscher, que ressaltou que não serão aplicadas multas a quem não cumprir a medida.

O governador ainda informou que será permitido que as pessoas trabalhem sozinhas nos escritórios ou oficinas, "excluindo, porém, qualquer tipo de contato com fornecedores e clientes".

O decreto ainda vai versar sobre pequenos passeios com crianças, quando os pequenos precisam ser acompanhados por ambos os pais, e sobre a venda de papelaria nos supermercados.

No entanto, Kompatscher faz um alerta: "as saídas de casa não podem, absolutamente, transformar-se em um passeio para encontrar os amigos".

A região do Trentino-Alto Ádige tem 1.870 casos confirmados do novo coronavírus e 173 mortes confirmadas desde o início da pandemia. Já a Itália contabilizava, até esta quarta-feira (1°), 110.574 casos da Covid-19 e 13.155 falecimentos.