Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Comissão Europeia cogita isolamento para idosos até dezembro

Coronavírus: Casal de idosos mantém relacionamento entre Alemanha e Dinamarca em meio aos bloqueios - Reprodução/Facebook/Henrik Frandsen
Coronavírus: Casal de idosos mantém relacionamento entre Alemanha e Dinamarca em meio aos bloqueios Imagem: Reprodução/Facebook/Henrik Frandsen

ROMA, 12 ABR (ANSA) - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os idosos podem ter de manter o isolamento social "até o fim do ano" por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A declaração foi dada em entrevista à edição deste domingo (12) do jornal alemão Bild. "Sei que é difícil, que o isolamento é um peso, mas essa é uma questão de vida ou morte. Devemos ser disciplinados e permanecer pacientes", disse.

Na mesma entrevista, Von der Leyen também expressou o desejo de que algum laboratório europeu consiga desenvolver uma vacina contra a Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Com a desaceleração da pandemia em países europeus, como Itália e Espanha, alguns governos já começam a trabalhar na estratégia de reabertura, mas autoridades disseram que a situação só deve voltar à normalidade com o surgimento de uma vacina.

"Estamos trabalhando em uma resposta de sistema para fazer as famílias, empresas e pessoas voltarem a viver plenamente suas existências. Faremos isso quando a comunidade científica entregar uma vacina ao mundo", afirmou neste sábado (11) o ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza.

Segundo ele, enquanto não houver uma vacina, o distanciamento social "é a única arma" para enfrentar a pandemia. (ANSA)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ursula von der Leyen é presidente da Comissão Europeia, e não da União Europeia, como informava o título deste texto e a chamada na home page do UOL. A informação foi corrigida