Topo

Esse conteúdo é antigo

Ex-premiê da Itália faz petição para vacina ser obrigatória

Matteo Renzi quer que população pressione o governo para que vacinação seja obrigatória - Cravetiger / Getty Images
Matteo Renzi quer que população pressione o governo para que vacinação seja obrigatória Imagem: Cravetiger / Getty Images

Da Ansa, em Roma

11/08/2020 11h39

O ex-primeiro-ministro da Itália Matteo Renzi lançou hoje um abaixo-assinado para pressionar o governo a tornar obrigatória para todos uma eventual futura vacina contra o novo coronavírus.

A iniciativa chega menos de dois dias depois de o premiê Giuseppe Conte ter anunciado que a vacinação contra o Sars-CoV-2 não será compulsória. "Se chegarmos à vacina contra a covid, ela deverá ser obrigatória para todos. Obrigatória, não facultativo.

Obrigatória!", insistiu Renzi em sua newsletter semanal.

Primeiro-ministro entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2016, Renzi lidera o partido de centro Itália Viva e faz parte da base aliada do governo Conte, porém adota uma postura de distanciamento cético, especialmente em relação ao antissistema M5S (Movimento 5 Estrelas), seu antigo inimigo.

"Nossa deputada Lisa Noja e outros amigos lançaram um abaixo-assinado a fim de que o maior número possível de pessoas faça pressão sobre o governo para que não seja dado nenhum passo atrás. Ficamos fechados em casa por meses, mas se chegar a vacina deixaremos liberdade de escolha? Vamos parar com a brincadeira", disse.

A questão da obrigatoriedade na vacinação é um tema polêmico na Itália, um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus no mundo, com cerca de 250 mil casos e pouco mais de 35 mil mortes.

Em 2017, o governo do então primeiro-ministro Paolo Gentiloni, de centro-esquerda, aprovou uma lei que tornou obrigatória a vacinação para crianças em idade escolar, mas o projeto enfrentou bastante resistência, inclusive do M5S, partido que indicaria Conte ao cargo de premiê.