Topo

Esse conteúdo é antigo

Por covid, Escócia fecha bares e restaurantes em várias cidades

Técnico extrai amostras do covid-19 para fazer análise em laboratório na Escócia - Jane Barlow - WPA Pool/Getty Images
Técnico extrai amostras do covid-19 para fazer análise em laboratório na Escócia Imagem: Jane Barlow - WPA Pool/Getty Images

07/10/2020 14h14

ROMA, 7 OUT (ANSA) - A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou nesta quarta-feira (7) uma série de medidas restritivas para o país para tentar conter o avanço do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Entre as mais duras, está o fechamento de bares, pubs e restaurantes no chamado "Cinturão Central" - que inclui Glasgow e Edimburgo - a partir da próxima sexta-feira (9).

Até o dia 26 de outubro, os estabelecimentos deverão ficar fechados ao público, atendendo apenas por entrega ou retirada.

"Nada disso é fácil, mas estão em jogo vidas e o trabalho. [Com o aumento] nós precisamos fazer mais e precisamos fazer agora", disse Sturgeon ao anunciar as medidas.

A premier ainda pediu para que os moradores da região central evitem utilizar o transporte público para realizar as atividades essenciais, como ir ao trabalho ou à escola. Também foram proibidos, pelo mesmo período, a prática de exercícios físicos em grupo em locais fechados ou piscinas.

Já para o restante do país, os bares e restaurantes que atendem em locais fechados poderão funcionar até às 18h sem a venda de bebidas alcoólicas; para os que tem espaços ao ar livre, poderão vender bebidas alcoólicas até às 22h.

Segundo dados do governo, o país teve 1.054 novas infecções em 24 horas e uma morte. Há ainda 319 pessoas em unidades de terapia intensiva. Desde o início da pandemia, a Escócia contabiliza 34.740 contaminações.