Topo

Esse conteúdo é antigo

Regeneron pede autorização para medicamento contra covid-19 nos EUA

Presidente Donald Trump se deslocando da Casa Branca até um hospital militar em Washington - Drew Angerer/Getty Images
Presidente Donald Trump se deslocando da Casa Branca até um hospital militar em Washington Imagem: Drew Angerer/Getty Images

08/10/2020 13h30

A farmacêutica Regeneron apresentou um pedido para a Administração de Alimentos e Drogas (FDA, na sigla em inglês) para a liberação de emergência de seu coquetel de anticorpos contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

O pedido surge um dia após o presidente do país, Donald Trump, dizer que queria distribuir o remédio REGN-COV2 de maneira gratuita para todos os norte-americanos que contraem a doença e estão hospitalizados. Durante o vídeo, o republicano informou que "tudo está pronto" para liberar a droga de maneira urgente.

Segundo os médicos, o mandatário teria usado o coquetel durante o período que ficou internado no hospital militar Walter Reed - além de outros medicamentos experimentais.

Conforme a solicitação apresentada à FDA, a Regeneron disse ter disponível 50 mil doses da droga e que conseguirá produzir outras 300 mil até o fim do ano.

No fim de setembro, o laboratório anunciou os primeiros resultados do coquetel, que combina dois anticorpos, em 275 pacientes. Segundo a empresa, os voluntários apresentaram uma redução dos sintomas da covid-19 e uma "diminuição sensível" na concentração do vírus na garganta e nas mucosas. No entanto, a farmacêutica ainda está com os testes em andamento. Ao todo, são mil voluntários usando a medicação.

A farmacêutica Lilly, outra empresa que teve o medicamento citado no vídeo de Trump, também entrou com um pedido de uso de emergência para uma droga desenvolvida para os casos leves e moderados de covid-19. A tecnologia também usa um mix de anticorpos.