Papa diz que fiéis têm dever de pagar impostos e respeitar leis
CIDADE DO VATICANO, 18 OUT (ANSA) - Durante o Angelus deste domingo (18), o papa Francisco falou sobre a passagem bíblica em que Jesus é questionado sobre o pagamento de impostos e taxas aos governos e que expôs "a hipocrisia de seus adversários".
Ao ler o Evangelho e contextualizá-lo, o Pontífice destacou que, como naquele tempo pagar taxas era algo "mal visto", os "adversários" queriam colocar Jesus em contradição, ao que ele respondeu "deem a César, o que é de César, e a Deus o que é de Deus".
"Com essa resposta, Jesus se colocou acima das polêmicas. De uma parte, reconhece que o imposto a César deve ser pago - também para todos nós hoje, as taxas devem ser pagas - porque a imagem na moeda é a dele. Mas, sobretudo, lembra que cada pessoa traz consigo uma outra imagem - a que carregamos no coração, na alma -: aquela de Deus, e portanto é a Ele, e apenas a Ele, que qualquer um é devedor da própria existência, da própria vida", disse aos presentes.
Para o líder católico, "Jesus não mostra só o critério de distinção entre a esfera política e a esfera religiosa, mas emergem orientações para a missão dos crentes de todos os tempos, também para nós hoje".
"Pagar os impostos é dever dos cidadãos, bem como a observância das leis justas do Estado. Ao mesmo tempo, é necessário afirmar a primazia de Deus na vida humana e na história, respeitando o direito de Deus a quem lhe pertence", concluiu. (ANSA).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.