PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Conteúdo publicado há
12 meses

Prefeito de Nova York pode decretar lockdown para conter avanço da covid-19

Bill de Blasio recomendou que a população se prepare para possível novo confinamento caso vírus continue se espalhando rapidamente - Sam Hodgson/The New York Times/Reuters
Bill de Blasio recomendou que a população se prepare para possível novo confinamento caso vírus continue se espalhando rapidamente Imagem: Sam Hodgson/The New York Times/Reuters

14/12/2020 15h47

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, afirmou hoje que não descarta a possibilidade de decretar um "lockdown" total para conter o avanço do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na região.

Durante entrevista coletiva sobre o plano de vacinação na cidade, De Blasio recomendou que a população de Nova York se prepare para um possível novo confinamento caso o vírus continue se espalhando rapidamente.

"Existe potencial para termos que fazer uma pausa completa, um lockdown total, nas próximas semanas", afirmou. Segundo o prefeito americano, é preciso "reconhecer que isso pode estar a caminho" e é necessário se "preparar agora".

A possível medida para combater o avanço da Covid-19 no território foi anunciada por De Blasio depois que o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que um lockdown poderia ser decretado dentro de 30 dias, caso os números da pandemia não sejam revertidos.

"O governador disse que devemos nos preparar para a possibilidade de um fechamento total, e eu concordo. Temos que admitir que é uma hipótese", enfatizou o prefeito.

Pelo menos 124 novas mortes por coronavírus e 10.027 novos casos foram relatados em Nova York no último domingo (13). Na semana passada, houve uma média de 10.031 casos por dia, um aumento de 56% em relação à média das duas semanas anteriores.

A partir desta segunda, por decisão de Cuomo, os restaurantes de Nova York estão proibidos de atender clientes em ambientes fechados. O governador reconheceu que refeições nesses espaços respondem por apenas uma fração dos novos casos da cidade, mas é um fator preocupante tendo em vista a taxa de transmissão do vírus.

Internacional