Topo

Ministros de 8 países da UE pedem campanha de vacinação conjunta

Ministros de 8 países da UE pedem campanha de vacinação conjunta - Imagem: Black Pearl Footage/Shutter
Ministros de 8 países da UE pedem campanha de vacinação conjunta Imagem: Imagem: Black Pearl Footage/Shutter

15/12/2020 15h42

ROMA, 15 DEZ (ANSA) - Os ministros da Saúde da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Suíça, que se reuniram virtualmente hoje e defenderam que os Estados-membros da União Europeia iniciem de maneira conjunta a campanha de vacinação anti-covid.

"Reafirmamos a necessidade de coordenar os nossos esforços para uma utilização segura, eficiente e transparente das vacinas anti-covid. Durante o nosso encontro de 15 de dezembro, nós identificamos alguns aspectos essenciais sobre a campanha de vacinação que deveriam ser coordenados pelos Estados-membros, especialmente, em nível transfronteiriço", disseram em nota os representantes.

O texto ainda afirma que é preciso "promover a coordenação do início da campanha de vacinação e um rápido compartilhamento das informações entre as autoridades nacionais competentes para permitir uma clara comunicação, em particular, para as populações das regiões de fronteiras".

Os ministros também pedem que os planos de imunização tenham "regras comuns" entre os países-membros para que fique bem claro para a população todos os procedimentos.

A ideia de ter um "Dia D" conjunto entre os países da União Europeia havia sido ventilada pelo premiê da Itália, Giuseppe Conte, no dia 11 de dezembro. A ideia seria demonstrar unidade no bloco.

Os Estados-membros da UE terão acesso a seis imunizantes diferentes, adquiridos por meio da Comissão Europeia, que serão distribuídos conforme as necessidades apresentadas por cada nação e pelo tamanho da população.

Serão 1,305 bilhão de doses das seis vacinas (BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca/Universidade de Oxford, Sanofi/GSK, Johnson & Johnson e Curevac), em número que pode chegar a 1,965 de doses.