Topo

Esse conteúdo é antigo

Israel retira obrigatoriedade de uso de máscara ao ar livre

Calçadão de Tel Aviv - Getty Images
Calçadão de Tel Aviv Imagem: Getty Images

15/04/2021 15h37

TEL AVIV, 15 ABR (ANSA) - O Ministério da Saúde de Israel decidiu nesta quinta-feira (15) retirar a obrigatoriedade do uso de máscaras protetivas contra o novo coronavírus ao ar livre a partir do próximo domingo (18).

A regra havia sido introduzida há cerca de um ano para conter a disseminação da Covid-19, que contaminou 836.590 pessoas e deixou 6.312 mortos no país até o momento, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. A medida foi tomada com base em dados dos profissionais de saúde, diante da baixa letalidade e transmissão da doença.

Apesar do relaxamento ao ar livre, a utilização de máscaras continuará sendo obrigatória em ambientes fechados.

Israel é considerado um dos países pioneiros na liderança da imunização de sua população, principalmente por ter percebido rapidamente a importância da vacinação em massa e ter garantido doses para todos os cidadãos.

Atualmente, a nação tem mais de 75% da população adulta vacinada com duas doses. Desde o final de março, os dados epidemiológicos têm apresentado grande queda.

De acordo com especialistas, Israel pode já ter atingido a chamada imunidade de rebanho para a Covid-19, que ocorre quando há uma proteção indireta para aqueles que ainda têm potencial de ser infectado.