Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália libera vacina contra a covid da Pfizer para jovens de 12 a 15 anos

Recipientes com vacinas da Pfizer em Toronto, no Canadá - Carlos Osorio/Reuters
Recipientes com vacinas da Pfizer em Toronto, no Canadá Imagem: Carlos Osorio/Reuters

Da Ansa, em Roma

31/05/2021 14h17Atualizada em 31/05/2021 14h21

A Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) autorizou nesta segunda-feira (31) o uso da vacina contra covid-19 do consórcio Pfizer/BioNTech em jovens de 12 a 15 anos de idade.

A medida segue um parecer positivo divulgado pela agência de medicamentos da União Europeia (EMA) em 28 de maio. Esse será o primeiro imunizante contra o novo coronavírus aplicado em menores de 16 anos na Itália, que, até o momento, tem 20% de sua população totalmente vacinada.

A autorização da Aifa abre caminho para a imunização de estudantes italianos antes do início do próximo ano letivo, em setembro, o que evitaria novas restrições a aulas presenciais em escolas.

Segundo o comitê técnico-científico da Aifa, os dados disponíveis demonstram "a eficácia e a segurança da vacina" da Pfizer/BioNTech para pessoas entre 12 e 15 anos de idade.

A decisão da EMA, que balizou a da Itália, foi baseada em um estudo com cerca de 2 mil adolescentes, dos quais metade tomou o imunizante e a outra metade recebeu um placebo.

O primeiro grupo não teve nenhum caso sintomático de covid, enquanto o segundo contabilizou 16. "Isso significa, nesse estudo, que a vacina tem 100% de eficácia na prevenção da covid-19 (mesmo que a taxa real possa variar entre 75% e 100%)", afirmou a agência europeia.