Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália tem menor número de novos casos de covid-19 em oito meses

Pessoas caminham por ruas de Milão, na Itália, onde as regras de restrições foram relaxadas em meio à pandemia do coronavírus - Flavio Lo Scalzo/Reuters
Pessoas caminham por ruas de Milão, na Itália, onde as regras de restrições foram relaxadas em meio à pandemia do coronavírus Imagem: Flavio Lo Scalzo/Reuters

Da Ansa, em São Paulo

31/05/2021 14h26Atualizada em 31/05/2021 14h26

A Itália registrou nesta segunda-feira (31) seu menor número diário de casos do novo coronavírus em oito meses. De acordo com boletim do Ministério da Saúde, foram notificados 1.820 contágios em 24 horas, cifra mais baixa desde 29 de setembro (1.648), elevando o total de pessoas já infectadas para 4.217.821.

Com isso, a média móvel de casos do coronavírus Sars-CoV-2 em uma semana caiu para 3.309, menor valor desde 8 de outubro (2.999). O boletim desta segunda-feira também registra 82 novos óbitos, totalizando pelo menos 126.128 mortos na Itália desde o início da pandemia.

O país ainda soma cerca de 3,86 milhões de pacientes curados e 233.674 casos ativos, cifra mais baixa desde 25 de outubro (222.241).

Até o momento, já foram aplicadas mais de 34,6 milhões de vacinas anti-Covid na Itália, sendo que quase 12 milhões de pessoas, mais de 20% da população nacional, tomaram as duas doses da AstraZeneca, da Pfizer ou da Moderna ou a dose única da Janssen e completaram o ciclo de imunização.

Com os números da pandemia de Covid-19 em queda livre, a Itália iniciou nesta segunda-feira uma nova etapa no relaxamento das medidas de restrição, com a progressão de três das 20 regiões do país para a "faixa branca" de risco epidemiológico.

Friuli Veneza Giulia, no norte, e Molise e Sardenha, no sul, não precisam mais respeitar o toque de recolher noturno entre 23h e 5h e podem reabrir salas de jogos, piscinas cobertas e parques de diversão e voltar a realizar feiras e casamentos.

As únicas regras nacionais em vigor na faixa branca são a proibição de aglomerações e a obrigação de distanciamento interpessoal e do uso de máscaras de proteção. Para progredir para esse regime, a região precisa apresentar incidência inferior a 50 novos casos por cada 100 mil habitantes por três semanas consecutivas.

Se a atual tendência se mantiver, todo o país pode avançar para a faixa branca ainda em junho, permitindo uma retomada plena antes do início das férias de verão, em julho e agosto.

As outras 17 regiões italianas estão na faixa amarela, que não prevê os relaxamentos da zona branca, mas ainda permite a abertura de lojas, restaurantes e deslocamentos intermunicipais e inter-regionais.