Topo

Esse conteúdo é antigo

Países latinos firmam acordo para criar agência espacial

Seis países da América Latina firmaram um acordo formal para a criação da Agência Espacial Latino-Americano e Caribenha (Alce) - AFP/Joe Skipper
Seis países da América Latina firmaram um acordo formal para a criação da Agência Espacial Latino-Americano e Caribenha (Alce) Imagem: AFP/Joe Skipper

26/07/2021 10h29Atualizada em 26/07/2021 11h19

Durante o fim de semana, seis países da América Latina firmaram um acordo formal para a criação da Agência Espacial Latino-Americano e Caribenha (Alce) durante uma reunião realizada na Cidade do México.

Assinaram o documento os representantes da Argentina, Bolívia, Costa Rica, Equador, México e Paraguai e o assunto será debatido também no dia 18 de setembro durante a reunião da Comunidade dos Estados da América Latina e Caribe (Celac).

A ideia é que mais governos da região se unam ao projeto para que a Alce, nos próximos meses e anos, se torne um projeto capaz de envolver toda o subcontinente.

O objetivo da agência espacial é "promover atividades de exploração e utilização do Espaço para fins pacíficos, com programas que tragam benefícios para a comunidade latino-americana".

A ideia de criar a Alce foi levantada pela Argentina e pelo México em novembro do ano passado como uma forma de colocar a região na busca do desenvolvimento espacial. O governo brasileiro não se manifestou sobre a participação na agência.