EUA alertam que Rússia estaria se aproximando de outra central nuclear na Ucrânia
Os Estados Unidos alertaram que as forças de ocupação da Rússia estão se aproximando de mais uma central nuclear na Ucrânia.
As tropas de Moscou já tomaram na última sexta-feira (4) a usina de Zaporizhzhia, principal central de energia atômica do país, levantando temores de uma catástrofe nuclear até maior que a de Chernobyl, em 1986.
Em reunião de emergência do Conselho de Segurança na sexta, a embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que o ataque a Zaporizhzhia marca uma "perigosa nova escalada" no conflito e falou que as forças russas estão a 20 milhas (32 quilômetros) da segunda maior usina nuclear ucraniana.
Segundo a CNN, a segunda maior usina do país é a de Yuzhnoukrainsk, cidade localizada no Sul da Ucrânia.
Um dos prédios da usina de Zaporizhzhia usado para treinamentos chegou a pegar fogo durante o assalto, mas os seis reatores da central permanecem intactos. A Ucrânia conta com quatro usinas nucleares em atividade, totalizando 15 reatores, que geram metade da energia elétrica consumida no país. (ANSA).
*Com colaboração do UOL, no Rio
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.