Rússia expulsa diplomatas dos Países Bálticos em retaliação
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou nesta terça-feira (29) que expulsou diplomatas da Letônia, Lituânia e Estônia em resposta à medida adotada no dia 18 de março pelos governos dos Países Bálticos, repercutiu a agência russa Tass.
Ao todo, "são quatro funcionários da embaixada da Lituânia, três da embaixada da Letônia e três funcionários da embaixada da Estônia e o escritório em Pskov do consulado-geral da Estônia".
"Eles foram avisados para deixar a Rússia com os mesmos prazos que foram determinados para os funcionários das missões diplomáticas russas nos Países Bálticos", diz ainda a nota publicada pela Tass.
Em resposta, todos também foram declarados como "persona non grata" e os embaixadores dos respectivos países em Moscou foram comunicados da decisão de maneira presencial pelos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.
O número de diplomatas expulsos é equivalente ao anunciado por cada um dos três países no dia 18. Os governos das três nações tomaram a decisão por conta da invasão da Rússia na Ucrânia e os temores de que Moscou amplie sua operação militar contra Letônia, Lituânia e Estônia.
Diversos são os países europeus que já expulsaram diplomatas russos por acusarem os funcionários de atuarem para "além de suas funções", ou seja, como espiões do governo russo - algo negado pelo Kremlin.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.