Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia expulsa diplomatas dos Países Bálticos em retaliação

Ansa, Roma

29/03/2022 09h05

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou nesta terça-feira (29) que expulsou diplomatas da Letônia, Lituânia e Estônia em resposta à medida adotada no dia 18 de março pelos governos dos Países Bálticos, repercutiu a agência russa Tass.

Ao todo, "são quatro funcionários da embaixada da Lituânia, três da embaixada da Letônia e três funcionários da embaixada da Estônia e o escritório em Pskov do consulado-geral da Estônia".

"Eles foram avisados para deixar a Rússia com os mesmos prazos que foram determinados para os funcionários das missões diplomáticas russas nos Países Bálticos", diz ainda a nota publicada pela Tass.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Em resposta, todos também foram declarados como "persona non grata" e os embaixadores dos respectivos países em Moscou foram comunicados da decisão de maneira presencial pelos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

O número de diplomatas expulsos é equivalente ao anunciado por cada um dos três países no dia 18. Os governos das três nações tomaram a decisão por conta da invasão da Rússia na Ucrânia e os temores de que Moscou amplie sua operação militar contra Letônia, Lituânia e Estônia.

Diversos são os países europeus que já expulsaram diplomatas russos por acusarem os funcionários de atuarem para "além de suas funções", ou seja, como espiões do governo russo - algo negado pelo Kremlin.