Topo

Esse conteúdo é antigo

Kim Jong-un elogia presidente da Coreia do Sul em carta

Líder norte-coreano Kim Jong Un - KCNA/via Reuters
Líder norte-coreano Kim Jong Un Imagem: KCNA/via Reuters

22/04/2022 12h54

PEQUIM, 22 ABR (ANSA) - Em uma troca de cartas com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, agradeceu pelos esforços do político para tentar melhorar as relações entre os dois países.

O agradecimento de Kim aconteceu três semanas antes de Moon deixar a presidência da Coreia do Sul. O cargo será assumido pelo conservador Yoon Suk-yeol, do Partido do Poder Popular, que foi eleito em um dos pleitos mais disputados e agressivos registrados no país.

A agência estatal de notícias KCNA informou que Kim enviou a carta na última quarta-feira (20). Nela, o líder norte-coreano destacou o compromisso de Moon de ajudar a lançar as bases para a unificação da península conforme as declarações conjuntas alcançadas nas cúpulas de 2018.

Kim ainda escreveu que "apreciou os sofrimentos e esforços feitos por Moon pela grande causa da nação até os últimos dias de seu mandato", informou a agência, que acrescentou que a troca de cartas é uma "expressão de profunda confiança entre os dois líderes".

O diálogo aconteceu alguns dias depois que a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram exercícios militares conjuntos, que Pyongyang chamou de "prova" de guerra e ataque contra a nação.

A tentativa de melhorar os laços com Seul no restante do mandato de Moon pode ser uma mensagem para Yoon cumprir as declarações conjuntas assinadas pelas duas Coreias quando ele assumir o cargo em 10 de maio.

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.