Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido fecha acordo de proteção com Suécia e Finlândia

Primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson - REUTERS/Hannah McKay
Primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson Imagem: REUTERS/Hannah McKay

11/05/2022 16h10Atualizada em 11/05/2022 16h10

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, assinou nesta quarta-feira (11) um acordo de proteção mútua com a Suécia e a Finlândia, que inclui "assistência militar" com tropas e armamentos, em caso de ataques ou invasão.

O acordo foi assinado por Johnson com a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, em um ato em Estocolmo, e com o presidente finlandês, Sauli Niinisto, em Helsinque.

"No caso de um desastre ou um ataque à Suécia, então o Reino Unido apoiará o país com o que quer que precisem", declarou Johnson no evento.

Segundo a líder sueca, com a medida o país está "mais seguro agora".

Já na coletiva de imprensa conjunta com o premiê da Finlândia, Johnson enfatizou que o pacto prevê a possibilidade de assistência militar direta britânica no caso de um hipotético ataque da Rússia.

"No caso de um desastre, um ataque a um de nossos países, cada um interviria para das assistência ao outro", enfatizou.

Os tratados foram firmados diante de ameaças recentes da Rússia contra os dois países escandinavos caso eles ingressem na Otan.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Moscou, a adesão da Finlândia e da Suécia à aliança traria "consequências" para esses países e para a segurança europeia. Desde então, as duas nações têm buscado acordos bilaterais para garantir mais segurança a seus territórios.