Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Papa reitera desejo de ir a Kiev, mas dor no joelho é empecilho

Papa Francisco chega em cadeira de rodas para se encontrar com participantes da plenária da União Internacional dos Superiores Gerais (IUSG) - REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Papa Francisco chega em cadeira de rodas para se encontrar com participantes da plenária da União Internacional dos Superiores Gerais (IUSG) Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

13/06/2022 08h49Atualizada em 13/06/2022 09h23

O papa Francisco se reuniu recentemente com uma delegação da Ucrânia e reiterou seu desejo de visitar Kiev.

A informação é do portal ucraniano de notícias religiosas Risu, que diz que as dores no joelho direito do pontífice são o principal empecilho para a realização da viagem.

De acordo com o site, o encontro ocorreu no último dia 8 de junho e foi intermediado por um amigo do Papa que levou ao Vaticano uma delegação de católicos ucranianos.

Durante a reunião, os visitantes teriam alertado que a sociedade da Ucrânia interpreta algumas decisões e declarações de Francisco sobre a guerra "de modo ambíguo" e pediram para o pontífice apoiar a candidatura do país a membro da União Europeia.

Jorge Bergoglio, por sua vez, teria concordado com a criação de um canal "informal" para se comunicar com a sociedade ucraniana e teria elencado suas ações a favor do país, como a recusa em se reunir com o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, em Jerusalém, encontro que estava previsto para este mês.

No início de junho, Bergoglio afirmou que pretende ir à Ucrânia "no momento certo", porém, em maio, a Santa Sé já havia descartado essa hipótese. Além disso, Francisco disse no mês anterior que só faria essa visita se ela contribuísse de forma concreta para a paz.

"De que serviria se o Papa fosse a Kiev e a guerra continuasse no dia seguinte?", afirmou o pontífice em entrevista ao jornal La Nación, em abril. Poucos dias depois, ao diário italiano Corriere della Sera, Francisco contou que achava melhor ir primeiro a Moscou se reunir com o presidente Vladimir Putin.

Na última sexta-feira (10), Bergoglio adiou uma viagem à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, prevista para 2 a 7 de julho, por conta das dores no joelho. O Papa ainda tem uma visita programada para o Canadá no fim do mesmo mês.

"Na minha idade não é tão simples assim partir em missão", disse o pontífice nesta segunda-feira (13), em um encontro com missionários africanos.