Zelensky lista crianças mortas em vídeo para Festival de Veneza
VENEZA, 31 AGO (ANSA) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, enviou um vídeo nesta quarta-feira (31) para a abertura da 79ª edição do Festival de Cinema de Veneza e listou os nomes de todos os menores mortos durante a guerra deflagrada pela Rússia desde o dia 24 de fevereiro.
"Os nomes são importantes: é uma longa lista de menores mortos até hoje na Ucrânia", declarou o líder ucraniano, ao encerrar sua mensagem com a divulgação das 358 vítimas registradas até 29 de agosto.
No vídeo, Zelensky ainda implorou para o mundo não esquecer o que está acontecendo no território ucraniano e classificou os russos como "carniceiros, terroristas, assassinos".
De acordo com o presidente da Ucrânia, a ofensiva do regime de Vladimir Putin é "um horror que não dura 120 minutos como um filme, mas 189 dias".
"Não devemos jogar o jogo da Rússia que quer que nos acostumemos, que nos resignemos à guerra. A voz do cinema importa. Glória à Ucrânia".
O Festival de Veneza será realizado de hoje até o próximo dia 10 de setembro, quando o vencedor do Leão de Ouro será anunciado.
Ao todo, 23 filmes disputam um dos principais prêmios do cinema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.