Topo

Esse conteúdo é antigo

Conservadora Penny Mordaunt se candidata para ser premiê do Reino Unido

Parlamentar conservadora britânica Penny Mordaunt lança campanha para ser premiê do Reino Unido - REUTERS/Henry Nicholls
Parlamentar conservadora britânica Penny Mordaunt lança campanha para ser premiê do Reino Unido Imagem: REUTERS/Henry Nicholls

21/10/2022 12h03

A conservadora Penny Mordaunt se apresentou hoje como a primeira candidata formal na disputa pelo cargo de premiê britânica após a renúncia de Liz Truss.

Mordaunt, que participou da corrida para suceder Boris Johnson e foi superada pela própria Truss, afirmou que quer "unir o país, aplicar nossos compromissos e vencer as próximas eleições políticas".

A representante é membro do Parlamento britânico desde 2010 e atuou em vários governos conservadores, de Theresa May, de Boris Johnson e da própria Truss.

Na longa disputa dos "tories" para se tornar primeira-ministra, Mordaunt chegou a ser apontada como uma das favoritas, perdendo espaço apenas na reta final das escolhas.

Além de Mordaunt, devem anunciar que estão na disputa outro postulante que tentou suceder Jonhson, Rishi Sunak, e o próprio Johnson - apontado como favorito a retornar para o cargo que renunciou em julho.