Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa lamenta mortes por terremoto na Turquia e Síria

Pontífice exprimiu "encorajamento" às equipes de socorro e disse estar "profundamente entristecido pela enorme perda de vidas. - Reuters
Pontífice exprimiu "encorajamento" às equipes de socorro e disse estar "profundamente entristecido pela enorme perda de vidas. Imagem: Reuters

06/02/2023 11h15

O papa Francisco enviou telegramas para a Turquia e a Síria hoje lamentando as mortes provocadas por um grande terremoto de 7.8 graus na escala Richter que afetou os dois países. Até às 10h (horário de Brasília), são 1.797 vítimas confirmadas, sendo 1.014 na Turquia e 783 na Síria.

Nos documentos, enviados para os núncios apostólicos em Istambul e Damasco, monsenhor Marke Solczynski e cardeal Mario Zenari, respectivamente, Francisco disse estar "profundamente entristecido pela enorme perda de vidas".

O líder católico ainda garantiu a sua "proximidade espiritual a todas as pessoas atingidas" e disse "confiar aqueles que morreram à amável misericórdia do Onipotente".

O Papa exprimiu "encorajamento" às equipes de socorro que atuam sem parar nas áreas mais afetadas dizendo que reza para que "eles sejam apoiados por dons divinos da força de ânimo e da perseverança no cuidado dos feridos e nos esforços de socorro em andamento".

No caso da Síria, o pontífice adicionou uma parte a mais na mensagem, ressaltando que continua a rezar pelo país que tem um povo "que há tempos é sofredor", lembrando da guerra que afeta há nação há mais de uma década. "Peço a bênção divina da força e da paz", concluiu.