Topo

Brasileiro conta como escapou de bomba atômica

09/08/2015 17h21

O brasileiro Yoshitaka Samesima, de 88 anos, presenciou o ataque nuclear americano a Nagasaki, ocorrido há 70 anos no Japão --e sobreviveu.

Ele nasceu no Brasil na década de 1920 e aos 11 anos de idade teve que imigrar para o Japão a pedido de seu pai, porque era o filho mais velho da família.

Quando chegou na terra de seus ancestrais, por causa da guerra, Samesima teve que se alistar como militar na Marinha Imperial do Japão. Com 15 anos de idade, o brasileiro iniciou seu treinamento militar, a bordo de um navio.

Na manhã do dia 9 de agosto, a embarcação deveria aportar em Nagasaki. Mas isso não aconteceu, porque uma peça do maquinário quebrou, deixando o navio parado a 30 quilômetros da costa.

A segunda bomba nuclear americana --que forçaria a rendição japonesa-- explodiu sobre a cidade às 11h da manhã. Àquela distância, Samesima estava a salvo. Ele viu apenas o cogumelo de fumaça da explosão.

"Naquela época eu nem sabia o que era uma bomba nuclear", disse à BBC Brasil.

Cenas de terror

Mas ele relata ter visto cenas infernais ao desembarcar. Nagasaki fora quase totalmente destruída. Mais de 60 mil pessoas morreram instantaneamente.
"O mundo inteiro não pode usar mais a bomba. Se usar a bomba tudo acaba", disse.

O sobrevivente participou neste domingo (9) de uma missa em honra às vítimas de Nagasaki, no centro de São Paulo.

Atualmente 106 sobreviventes dos ataques a Hiroshima e Nagasaki moram no Brasil.