França proíbe exportação de obra-prima do século 13 encontrada em cozinha de idosa
Pintura O Escárnio de Cristo, de Cimabue, havia sido vendida em leilão por 108 milhões de reais, mas será declarada patrimônio nacional
A descoberta de uma pintura do século 13 pendurada em cima do fogão de uma senhora de 90 anos no norte da França surpreendeu o mundo da arte em setembro de 2019.
A obra é do pintor italiano Cenni di Petro Cimabué, um importante artista pré-renascentista e se chama O Escárnio de Cristo.
A pintura foi vendida em um leilão em outubro por 24 milhões de euros, ou 108 milhões de reais, para um comprador nos EUA.
No entanto o quadro ainda não foi enviado, porque o governo francês barrou sua exportação por 30 meses na tentativa de arrecadar fundos para incluir o quadro no acervo do Louvre. O quadro foi declarado um tesouro nacional.
Como O Escárnio de Cristo foi encontrado
A pequena obra, de apenas 20,3 por 28,5 centímetros, foi encontrada por uma leiloeira durante uma visita à casa de uma idosa perto da cidade de Compiègne, que fica a 90 km ao norte de Paris.
A senhora estava se mudando para uma casa de repouso e um inventário seria realizado antes que a casa fosse esvaziada.
A leiloeira Philomène Wolf encontrou o trabalho pendurado acima das bocas de um fogão na cozinha. Os donos teriam achado que o quadro fosse uma reprodução russa cujas cores foram se apagando com os anos.
A casa já tinha sido vendida. "Eu tive uma semana para avaliar a mobília e esvaziá-la", disse Wolf à imprensa francesa. "Precisei abrir em espaço na minha agenda, senão tudo teria ido para o lixo reciclável."
Avaliado por especialistas em Paris, o quadro foi então identificado como obra de Cimabue e colocado para leilão. O comprador não foi confirmado, mas relatos na imprensa francesa dizem que seria uma dupla de colecionadores chilenos que vivem nos EUA e são especializados em arte renascentista.
Por que a pintura de Cimabue é importante?
Cimabue foi um dos primeiros pintores italianos a fugir do estilo de arte bizantino, mais formal, mas uma representação mais realista das pessoas. É fácil de entender por que O Escárnio de Cristo foi confundido por um ícone bizantino: os trabalhos do pintor eram produzidos em painéis de madeira, com o fundo em tinta dourada.
Conhecido como pintor de afrescos em Florença e Roma, ele sinalizou o começo da Renascença Florentina e acredita-se que foi o professor de Giotto, o grande artista florentino do século 14.
Seu Escárnio de Cristo é um de três painéis que sobreviveram de sua obra Díptico da Devoção, pintada por volta de 1280. Os outros dois estão na Galeria Nacional de Londres e na Galeria Nacional de Nova York.
O ministério da Cultura francês disse em uma nota que o Escárnio de Cristo estava em boas condições e tinha mais detalhes do que os outros dois painéis de Cimabue, mostrando um nova forma de expressão, especialmente "um tratamento humanístico e visível da face de Jesus, as expressões faciais das pessoas e o espaço".
A pasta disse que o ministro da Cultura, Franck Riester, seguiu a recomendação da Comissão Nacional de Tesouros ao bloquear a exportação da peça. A idea é que o governo levante fundos para comprar a obra e exibi-la no Louvre, em Paris, ao lado de outro trabalho de Cimabue, o Maestà de Santa Trinita.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.