Topo

Esse conteúdo é antigo

O que se sabe sobre as principais acusações contra a China na pandemia

Políticos dizem que a China demorou para alertar o resto do mundo sobre a gravidade da covid-19 - Getty Images via BBC
Políticos dizem que a China demorou para alertar o resto do mundo sobre a gravidade da covid-19 Imagem: Getty Images via BBC

João Fellet

Da BBC News Brasil en São Paulo

30/04/2020 15h23

Entre argumentos mais comuns -- e que encontram diferentes graus de respaldo entre especialistas -- estão o de que Pequim demorou para alertar resto do mundo sobre gravidade da covid-19 e que maquia suas estatísticas sobre doença.

Impulsionado por políticos de direita — e mesmo alguns de esquerda — nos EUA, o discurso que culpa o governo da China pela eclosão da pandemia do novo coronavírus tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

Entre as críticas mais comuns, e que encontram diferentes graus de respaldo entre especialistas, estão a de que a China demorou para alertar o resto do mundo sobre a gravidade da covid-19 e a de que Pequim maquia suas estatísticas sobre a doença.

Muitas vezes, os argumentos se misturam com alegações de caráter conspiratório rejeitadas por estudiosos — como a de que o coronavírus Sars-CoV-2 foi criado em laboratório e serviria a um interesse de Pequim em dominar o mundo.

Ecoados por algumas autoridades brasileiras — entre as quais o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) —, os questionamentos às atitudes de Pequim se tornaram um problema diplomático para o Brasil.

A Embaixada da China em Brasília rebateu as críticas de Weintraub e Eduardo, e coube ao presidente Jair Bolsonaro telefonar para o colega chinês, Xi Jinping, para tentar botar panos quentes.

Tempo para reportar casos

Parte das críticas à China se baseia no tempo que Pequim levou para compartilhar com o resto do mundo as informações iniciais sobre o surto.

Segundo a agência Associated Press, em 14 de janeiro, o dirigente de um órgão sanitário chinês disse ao governo central em Pequim que o vírus Sars-CoV-2 poderia ser transmitido entre humanos e que todas as localidades precisavam se preparar para uma epidemia.

Seis dias depois, no entanto, o governo da China afirmou publicamente que o vírus apresentava baixo risco para humanos.

Na época, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chancelou a avaliação de Pequim: em 23 de janeiro, o órgão disse que era "muito cedo para falar de uma emergência de saúde pública de alcance internacional".

Coronavírus - Getty Images via BBC - Getty Images via BBC
Governo da China afirmou publicamente em janeiro que o vírus apresentava baixo risco para humanos
Imagem: Getty Images via BBC

Segundo um estudo da Universidade de Southhampton, no Reino Unido, se a China tivesse adotado suas medidas restritivas uma semana antes, o novo coronavírus teria infectado 66% pessoas a menos no mundo até o fim de fevereiro.

E se as medidas tivessem sido adotadas três semanas antes, os casos teriam sido reduzidos em 95%.

O mesmo estudo, porém, elogiou a abrangência das ações ordenadas por Pequim para conter o vírus, entre as quais a proibição de viagens, o isolamento de infectados, o fechamento de escolas e o cancelamento de eventos públicos.

Segundo os autores, caso as medidas tivessem sido adotadas uma semana depois, a pandemia teria atingido uma escala três vezes maior até o fim de fevereiro.

Censura

Críticos da resposta chinesa à covid-19 também citam a censura sofrida por pessoas que se manifestaram na cidade de Wuhan no início do surto.

Há forte controle estatal sobre as redes sociais na China, e o regime conduzido pelo Partido Comunista costuma reprimir críticas sobre temas políticos sensíveis, além de perseguir dissidentes.

Em dezembro, o oftalmologista Li Wenliang enviou uma mensagem a colegas alertando sobre um vírus com sintomas semelhantes ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e sugerindo que usassem roupas de proteção ao lidar com infectados.

Li foi orientado pelo Departamento de Segurança Pública a assinar uma carta em que era acusado de "fazer comentários falsos" que "perturbaram severamente a ordem social".

Posteriormente, Li adoeceu com covid-19, e autoridades locais lhe pediram desculpas pela reprimenda. Em fevereiro, o médico morreu, gerando uma onda de revolta entre internautas chineses.

Para o coletivo Chuang — grupo comunista crítico ao que considera o "capitalismo de Estado chinês" —, a resposta inicial de Pequim expôs suas incapacidades "a um número crescente de pessoas (chinesas) que anteriormente teriam aceitado a propaganda do governo sem questionamentos".

"As pessoas estão começando a ver que o Estado é formado por funcionários e burocratas desonestos que não têm ideia do que fazer ", disse o grupo em um artigo publicado em seu site.

Semanas antes da morte do médico, o prefeito de Wuhan, Zhou Xianwang, já havia renunciado ao admitir falhas na divulgação de informações iniciais sobre o vírus.

Segundo Zhuou, 5 milhões de pessoas deixaram Wuhan dias antes da imposição da quarentena, o que contribuiu para o espalhamento do vírus para outras partes da China e do mundo.

Postura oficial de Pequim

Apesar da admissão de falhas pelo prefeito de Wuhan, autoridades em Pequim têm negado que a China demorou a relatar o surto.

Nas entrevistas coletivas organizadas pelo Ministério das Relações Exteriores chinês, jornalistas estrangeiros que abordam o tema costumam receber uma resposta padrão.

"Nós reportamos os casos para a comunidade internacional, compartilhamos a sequência genômica do vírus e promovemos cooperação internacional para conter o vírus no prazo mais rápido possível", disse Geng Shuang, porta-voz do ministério, em resposta a um dos últimos questionamentos sobre o tema.

Homem usando máscara em comércio na China - Getty Images via BBC - Getty Images via BBC
Estudo da Universidade de Southhampton, no Reino Unido, aponta que se a China tivesse adotado suas medidas restritivas uma semana antes, o novo coronavírus teria infectado 66% pessoas a menos no mundo até o fim de fevereiro
Imagem: Getty Images via BBC

Outra crítica comum à China diz respeito à confiabilidade dos dados sobre mortos e infectados pela doença no país.

Até a segunda-feira (27/4), a China reportou cerca de 84 mil casos e 4,6 mil mortes pela doença, uma fração dos índices divulgados por outros países com população bem menor que a chinesa.

Na Itália, por exemplo, houve 200 mil casos e 27 mil mortes. Nos EUA, foram um milhão de casos e 60 mil óbitos.

A discrepância fez com que muitos questionassem se Pequim não estaria escondendo os dados reais para vender uma imagem de sucesso no combate à pandemia.

Na semana passada, um estudo publicado por pesquisadores de Hong Kong na revista científica Lancet estimou que o número de casos de covid-19 na China poderia ser quatro vezes maior que o divulgado.

Os autores analisaram as mudanças metodológicas na forma com que a China contabiliza as ocorrências e estipularam quantos casos teriam sido registrados se os critérios atuais tivessem sido adotados desde o início.

Em meio aos questionamentos, o governo chinês revisou seus dados em 17 de abril e elevou em 50% o número de mortes por covid-19 em Wuhan.

O governo atribuiu a mudança à demora em reportar casos ou a falhas para registrá-los, mas negou a intenção de esconder a dimensão do surto.

Especialistas apontam, porém, que há subnotificação de casos em vários outros países, ainda que ela não seja intencional.

No Brasil, por exemplo, um estudo feito em abril pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Brasília (UnB) estimou que, por causa da falta de testes, o total de brasileiros infectados poderia ser até 15 vezes maior que o anunciado.

Origem do vírus

Outras críticas que têm sido feitas à China têm menos respaldo científico. É o caso, por exemplo, da afirmação de que o novo coronavírus teria sido propositalmente criado no Instituto de Virologia de Wuhan.

O instituto estuda alguns tipos de coronavírus presentes em morcegos e fica a cerca de 14 km do mercado em Wuhan inicialmente apontado por autoridades chinesas como a origem do surto.

A hipótese, porém, é considerada improvável pela maioria dos cientistas que a avaliaram.

Em artigo publicado em fevereiro na Lancet, cientistas de vários países afirmaram que há sólidas evidências de que o vírus surgiu entre animais selvagens.

Em outro artigo, na revista Nature Medicine, pesquisadores disseram que o patógeno é 96% semelhante a um tipo de coronavírus presente em morcegos e bem diferente dos coronavírus conhecidos por afetar humanos.

Segundo os autores, caso tivesse sido criado em laboratório para infectar nossa espécie, o vírus teria sido construído com base nos coronavírus conhecidos por afetar humanos, e não morcegos.

Outras versões dizem que um pesquisador chinês teria se infectado no laboratório ao manusear um morcego, dando origem à propagação da doença entre humanos. Ou seja, o coronavírus teria ultrapassado os limites do laboratório como resultado de um acidente.

Essas teorias citam acidentes que teriam ocorrido no mesmo laboratório no passado. Em uma dessas ocorrências, citada pelo jornal Wuhan Evening News, um pesquisador teria se infectado ao manusear a urina de um morcego em 2012, tendo depois passado 14 dias em quarentena. Autoridades chinesas não confirmam a ocorrência.

As teorias também citam relatórios diplomáticos obtidos pelo jornal The Washington Post. Segundo os relatórios, diplomatas americanos que visitaram o laboratório de Wuhan em 2018 se disseram preocupados com a segurança das instalações.

Virologistas consideram, no entanto, que é muito mais provável que a transmissão do vírus para humanos tenha ocorrido fora do laboratório.

Isso porque a população rural da região convive intensamente com animais selvagens por meio da caça e do comércio ilegal — e, diferentemente de pesquisadores em laboratório, não os manuseiam com equipamento de proteção.

Críticas de Trump

O discurso que culpa a China pela pandemia foi impulsionado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que chamou várias vezes o novo coronavírus de "vírus chinês".

Trump disse que seu governo investigaria a origem do surto e suspendeu os repasses financeiros dos EUA à OMS, acusando-a de falhar na resposta à pandemia e de ser favorável à China.

Em 1º de abril, a agência Bloomberg publicou que agentes de inteligência dos EUA entregaram à Casa Branca um relatório no qual afirmam que as estatísticas de covid-19 apresentadas por Pequim são falsas. O relatório não foi divulgado.

Já o governo chinês diz que, ao criticar Pequim, os EUA tentam desviar o foco de suas próprias falhas na resposta à pandemia.

Donald Trump durante discurso - AFP via BBC - AFP via BBC
Trump chamou várias vezes o novo coronavírus de 'vírus chinês'
Imagem: AFP via BBC

A posição é compartilhada por vários analistas políticos americanos, para quem Trump tem acirrado seu discurso anti-China para viabilizar sua reeleição no fim do ano.

As críticas a Pequim, porém, têm extrapolado o campo político do presidente.

"Não sabemos a extensão da cumplicidade do governo chinês na difusão do vírus, e talvez nunca saibamos por causa de seus ocultamentos e controle da informação", disse Ed Markey, senador do Partido Democrata — que faz oposição a Trump — ao site Vox.

Provável rival de Trump na eleição de dezembro, o ex-vice-presidente Joe Biden, também do Partido Democrata, divulgou um comercial em que acusa o presidente de ter sido frouxo ao lidar com a China sobre a pandemia.

"Eu ligaria para a China e seria claro: 'Nós precisaremos estar no seu país. Vocês têm de ser abertos. Vocês precisam ser transparentes. Nós precisamos saber o que está acontecendo'", diz Biden no vídeo.

Outros políticos do partido, porém, têm adotado outra postura, dando menos ênfase a eventuais falhas da China e priorizando as críticas a Trump, lembrando que o presidente inicialmente minimizou a gravidade da doença.

Em entrevista recente à CNN, Bill Gates, um dos mais influentes empresários americanos, disse que não é hora de apontar eventuais erros dos chineses.

"A China fez muitas coisas certas no começo, assim como qualquer país onde um vírus surgisse primeiro. Eles poderão olhar para trás e dizer que algumas coisas faltaram", afirmou.

Segundo Gates, enfocar a responsabilidade da China agora dificultaria a busca de soluções para a crise, como o desenvolvimento de vacinas e tratamentos para a covid-19.

O discurso se assemelha ao de Jim O'Neil, presidente da Chatham House, influente centro de debates e pesquisas em Londres.

Em artigo recente, O'Neil escreveu que, para muitos governos, "culpar a China parece uma estratégia para tirar as atenções de sua própria falta de preparo".

"Em um momento em que a prioridade global deve ser organizar uma resposta coordenada abrangente às crises sanitária e econômica desencadeadas pelo coronavírus, esse jogo de culpa não é só improdutivo como perigoso", concluiu.