Topo

Esse conteúdo é antigo

O que levou EUA a registrarem número recorde de mortes por overdose, segundo especialistas

Especialistas dizem que pandemia e aumento de consumo de opioides sintéticos, como fentanil, contribuíram para aumento - Getty Images
Especialistas dizem que pandemia e aumento de consumo de opioides sintéticos, como fentanil, contribuíram para aumento Imagem: Getty Images

Bernd Debusmann Jr

Da BBC News

18/11/2021 11h25Atualizada em 18/11/2021 12h01

Mais de 100 mil americanos morreram de overdose de drogas ao longo de um período de um ano durante a pandemia de covid-19.

É o maior número de mortes anuais por drogas já registrado nos Estados Unidos.

Dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) mostram que as mortes por overdose aumentaram 28,5% nos 12 meses encerrados em abril passado.

Os especialistas acreditam que as overdoses provavelmente aumentaram por causa do impacto psicológico da pandemia e da oferta de opioides sintéticos, como o fentanil.

Os casos de overdose aumentaram em 48 dos 50 Estados americanos.

Usando dados de atestados de óbito, o CDC estima que 100.306 pessoas morreram entre abril de 2020 e abril de 2021, em comparação com 78.056 no ano anterior.

Katherine Keyes, uma especialista em abuso de drogas e professora associada de epidemiologia da Universidade de Columbia, nos EUA, disse à BBC que, embora as mortes por overdose tenham aumentado "exponencialmente" nos últimos anos, a pandemia "adicionou combustível a esse incêndio".

"Os dados disponíveis indicam que havia mais pessoas usando drogas sozinhas, o que sabemos ser um fator de risco para overdose", explicou. "Também houve uma diminuição no acesso a serviços de apoio à prevenção de overdose, redução de danos, tratamento e recuperação".

O número de mortes por drogas já ultrapassou o de armas, acidentes de carro e gripe.

O maior aumento nas mortes por overdose foi registrado no Estado de Vermont, onde o número disparou 70% para 209, seguido por Virgínia Ocidental e (62%) e Kentucky (55%).

Keyes disse que o aumento dos opioides sintéticos - particularmente o fentanil - estão "entre os principais fatores que contribuem" para o aumento das mortes por overdose. Usuários de outras drogas como cocaína ou metanfetamina têm consumido cada vez mais o fentanil.

"É uma espécie de epidemia em movimento, que estava realmente concentrada nas pessoas que usavam principalmente opioides como a heroína, mas agora está se espalhando para as pessoas que também usam outras drogas", acrescentou ela. "Isso realmente acelera as mortes por overdose que estamos vendo para uma gama mais ampla de usuários de drogas".

Fentanil vem atraindo cada vez mais usuários de drogas - Getty Images - Getty Images
Fentanil vem atraindo cada vez mais usuários de drogas
Imagem: Getty Images

Shannon Monnat, diretora do Centro Lerner para Promoção da Saúde Pública da Universidade de Syracuse, nos EUA, disse que as mortes por overdose são "uma tragédia americana" e que poderiam ser evitadas.

"Mesmo depois que a covid acabar, as overdoses provavelmente continuarão a aumentar", disse ela. "Temos que enfrentar esta crise de vários ângulos."

Entre as soluções possíveis, disse ela, estão testes de fentanil e locais de consumo supervisionado onde os usuários podem ser monitorados e conectados a serviços de recuperação e saúde.

"Mas, além disso, precisamos reconhecer que o aumento nos transtornos por uso de drogas nos últimos 20 a 30 anos é um sintoma de problemas sociais e econômicos muito maiores", acrescentou Monnat.

"Em última análise, as soluções para combater nossa crise de overdose de drogas só serão eficazes se abordarem os determinantes sociais e econômicos de longo prazo que estão na base dela."