Topo

Esse conteúdo é antigo

USS Samuel B Roberts: a extraordinária descoberta do navio naufragado que foi encontrado nas profundezas do oceano

Jonathan Amos - Correspondente de Ciência da BBC

26/06/2022 12h52

Embarcação da Marinha dos EUA afundou em batalha decisiva contra Exército Imperial Japonês no Mar das Filipinas durante Segunda Guerra Mundial.

Uma equipe de exploração dos Estados Unidos conseguiu localizar os destroços naufragados de um destróier da Marinha dos EUA atingido pelos militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

O naufrágio é considerado o mais profundo já encontrado.

O USS Samuel B Roberts afundou durante a Batalha de Samar no Mar das Filipinas em outubro de 1944. Está localizado a 6.895 metros abaixo da superfície.

O financista e aventureiro do Texas Victor Vescovo usou seu próprio submersível em alto mar para descobrir o "Sammy B" danificado, mas quase intacto.

O navio é famoso por sua heroica derradeira resistência contra os japoneses.

Um defensor 'heroico'

Superado em número e em armas, o USS Samuel B Roberts conseguiu adiar e frustrar vários navios inimigos antes de afundar.

Da tripulação de 224 homens, 89 perderam a vida. Os 120 restantes sobreviveram agarrados a botes salva-vidas por mais de 50 horas.

Vescovo, que também é reservista da Marinha americana, disse que foi uma honra extraordinária ter localizado o navio e, ao fazê-lo, ter a oportunidade de recontar sua história de heroísmo.

"Gostamos de dizer que "o aço não mente" e que os restos desses navios são as últimas testemunhas dessas batalhas", disse ele à BBC News.

"O Sammy B enfrentou cruzadores pesados japoneses à queima-roupa e disparou tão rápido que ficou sem munição ? chegou a disparar granadas de fumaça e sinalizadores apenas para tentar provocar incêndios nos navios japoneses e continuou atirando. Um ato de heroísmo extraordinário. Aqueles homens, lado a lado, lutavam até a morte."

'Cicatrizes de guerra'

Nas imagens captadas pelo submarino, chamado de Limiting Factor, é possível ver a estrutura do casco, armas e tubos para torpedos.

O Sammy B tem buracos de balas japonesas e há evidências de um forte impacto em sua popa.

Devido à sua aparência corrugada, parece que foi a proa do navio que se chocou diretamente com fundo do mar.

Para se ter ideia da profundidade do local onde o barco está, 98% dos leitos oceânicos têm menos de 6 mil metros de profundidade.

Apenas alguns lugares nas grandes trincheiras tectônicas atingem profundidades superiores a esse patamar.

A Batalha de Samar, parte da Batalha do Golfo de Leyte, foi um evento feroz na história contemporânea. O conflito acabou resultando na retirada das forças imperiais japonesas.

Vários navios acabaram perdidos nas profundezas do oceano.

No ano passado, Vescovo conseguiu encontrar o destróier USS Johnston a uma profundidade de 6.460 metros.

Outros destroços

É possível que existam outros em profundidades maiores do que o Sammy B ou o Johnston.

"Há dois outros navios americanos desaparecidos: o USS Gambier Bay (porta-aviões) e o USS Hoel (destróier)", diz Kelvin Murray, da EYOS, a empresa que organizou e liderou a expedição Vescovo.

"Temos registros históricos indicando lugares onde eles poderiam ter afundado. Procuramos por Gambier Bay, mas esse trabalho de detetive e todo esse tipo de operação em alto mar nunca foi feito antes. Não quero usar a expressão 'agulha no palheiro', porque há muita pesquisa por trás disso procurando reduzir o tamanho desse 'palheiro'. Mas há uma certa dose de sorte envolvida."

Vescovo foi a primeira pessoa a visitar os pontos mais profundos dos cinco oceanos do planeta.

Ele também escalou os picos mais altos em todos os sete continentes e recentemente foi ao espaço no New Shepard, o sistema de foguetes e cápsulas desenvolvido pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos.

'Este texto foi originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61945224'


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

https://www.youtube.com/watch?v=DjEHmFYmfQ4

https://www.youtube.com/watch?v=A4jY5n7Rm8k

https://www.youtube.com/watch?v=-69Gzo56iZ4